quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coração Inquieto

Este texto eu escrevi há alguns dias... é um dos mais significativos prá mim, pois traduz meu exercício diário de luta com a mente e o coração, razão e emoção....

"A cabeça comanda! Mas... e o coração?
Até onde conseguimos controlar nossos impulsos, sentimentos, angústias, dores, paixões?
Minha analista (ótima) me ajuda a entender meus próprios sentimentos e a me situar diante deles. Nem toda dor causa tristeza. Nem toda tristeza causa dor. Nem toda paixão se torna envolvimento. Nem toda saudade deve ser encarada como vilã. Nem toda falta deve gerar carência.
Então me vejo não controlando, mas"brincando" com o que sinto.
Saudade? Penso nos bons momentos que passei junto da pessoa.
Raiva? Penso nas vezes em que feri pessoas queridas sem a intenção de o fazer.
Tristeza? Penso em tudo de feliz que acontece à minha volta, o tempo todo.
Viver não é fácil.
Lidar com perdas, decepções, rompimentos, desastres é penoso (ah, e como é...).
Mas eu posso transformar tudo (absolutamente tudo) em algo muito melhor.
Dizem que as melhores coisas da vida acontecem quando menos esperamos.
Eu acho que coisas boas acontecem o tempo todo.
Adoro a frase de Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
É este o segredo: ver o lado bom até do pior acontecimento de nossas vidas.
Vivo intensamente meus muitos momentos de euforia, e também os de tristeza.
Ambos me ensinam e me motivam.
E é só atravessando estes momentos que consigo finalmente viver dias de paz e equilíbrio, como o dia de hoje.
Sinto dor, alegria, saudade, dúvida, satisfação, e muitas outras coisas, mas ainda assim tenho muita paz.
A cabeça comanda, é verdade.
Mas o que seria de nossas vidas sem o inquieto coração?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário